
Quando as pessoas me perguntam qual será minha formação acadêmica, sinto um ar de dúvida, de reprovação na maioria das vezes. Não é de conhecimento geral que para ser bibliotecário (a), é preciso ter formação acadêmica, ainda acredita-se que é uma profissão que pode ser exercida por qualquer pessoa. Pelo contrário, é uma profissão que exige o conhecimento de muitas técnicas e acima de tudo hoje, é uma profissão que exige um profissional dinâmico, disposto a inovar, a lidar com muitas pessoas.
Ser bibliotecário é "disseminar a infomação" das mais diversas formas, não apenas através de uma biblioteca, é procurar novos campos de atuação profissional, é ter consciência social. Bibliotecas, arquivos, editoras, livrarias, empresas em geral são alguns dos locais em que o bibliotecário pode atuar.
Sabe-se que atualmente a informação é sinônimo de poder, daí o motivo do aparecimento de inúmeras reportagens mostrando a ascenção da biblioteconomia nas universidades brasileiras e no mercado de trabalho. O bibliotecário é o profissional apto a gerenciar a informação nas suas mais diversas formas, sabe-se que para conquistar o seu lugar definitivamente ainda há muito o que fazer. Ainda chegaremos lá!
Comentários