Estudo de caso

Yin (2005, p.32) caracteriza o estudo de caso como “uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos”.

Quando defini o estudo de caso como a melhor técnica de pesquisa para a minha dissertação, eu não tinha a menor ideia do quão complexo é esse tipo de pesquisa.

Pesquisei muitas dissertações e teses da minha área de interesse na BDTD e a maioria não segue as recomendações para a elaboração de um bom estudo de caso. Li muito sobre essa técnica de pesquisa e tenho procurado aperfeiçoar a cada dia o planejamento da minha pesquisa.

O aurtor citado acima é uma ótima referência para quem quer trabalhar com esse tipo de pesquisa. Segue a referência:

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.


E você, já utilizou o estudo de caso como técnica de pesquisa? Compartilhe sua experiência!

Comentários