Impressões sobre o XVI SNBU e II SIBDB: dia 18 de outubro



No dia 18/10/2010 assisti à palestra do Prof. Murilo Bastos Cunha da UnB. Ele falou sobre a evolução das bibliotecas e a missão das bibliotecas universitárias em uma sociedade em transição numa palestra chamada "Construindo o futuro". Ele tocou em pontos muito importantes e já conhecidos, entretanto, pouco explorados.

Ele argumentou que os bibliotecários tem medo de divulgar os serviços que oferecem e assumir seu novo papel. Falou também da necessidade de nos concentrarmos nos serviços essenciais atualmente: referência digital, cooperação, etc.

Lançou o questionamento: "Algum dia trabalharemos realmente em rede"?

As reflexões propostas pelo Prof. Murilo estão pulsando em minha mente há muito tempo, com muita paciência já consegui promover algumas mudanças no meu locar de trabalho. Felizmente encontrei colegas dispostos a fazer a diferença no nosso local de trabalho.

Continuo acreditando que o trabalho do bibliotecário é centrado no bibliotecario, sem eles a nossa profissão não tem razer de ser.

No final da palestra fomos privilegiadas e pudemos ser fotografadas ao lado dele.

À tarde participei do Encontro sobre Acesso Livre no Brasil que considero importantíssimo. A fala que mais me chamou a atenção foi a da Prof. Simone Weitzel da UNIRIO, não conhecia o trabalho dela e foi muito bom saber um pouco mais sobre os Repositórios Institucionais de outras universidades.

Ela falou sobre os "Desafios para a implementação de repositórios nas IES". Ela destacou a necessidade da biblioteca fazer parte desse processo e pudemos perceber que precisamos investir nisso na UFPR que, apesar de pioneira com repositórios institucionais, precisa evoluir muito e começar a se fazer presente no cenário nacional.


Comentários