Tenho observado que, cada vez mais, os pesquisadores e as pesquisadoras da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Gestão da Informação e áreas correlatas têm investido na escrita de livros. Mais do que isso, essas áreas tem disponibilizado essas publicações em acesso aberto, para a alegria da comunidade científica. Eu mesma, estou super empolgada com a possível escrita de dois livros, um delas já em produção, sobre os Serviços de Suporte à Pesquisa em Bibliotecas Universitárias. Compartilho com vocês alguns títulos muito interessantes lançados recentemente.
No final de 2020 foi lançado o livro "Tópicos da bibliometria para bibliotecas universitárias" organizados por Maria Cláudia Cabrini Grácio, Daniel Martinez-Ávila, Ely Francina Tannuri de Oliveira e Fábio Sampaio Rosas. Este, em especial, despertou meu interesse por ter relação com o livro que estou trabalhando. Afinal, os estudos métricos podem ser muito explorados pelas bibliotecas universitárias para a oferta de produtos e serviços.
GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel; OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de; ROSAS, Fábio Sampaio (Orgs.). Tópicos da bibliometria para bibliotecas universitárias. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2020. Disponível em: https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/view/187/673/1002-1. Acesso em: 28 mar. 2020.
A próxima obra foi escrita por Gustavo Saldanha e tem como título "Ciência da Informação: crítica epistemológica e historiográfica" e lançada em 2020. É um livro que me desperta muito interessa, pois consigo fazer relação direta com os estudos da minha tese. Discutir e estudar a epistemologia de um domínio é fundamental para a sua compreensão e evolução.
![]() |
Comentários