Livros eletrônicos em acesso aberto

Tenho observado que, cada vez mais, os pesquisadores e as pesquisadoras da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Gestão da Informação e áreas correlatas têm investido na escrita de livros. Mais do que isso, essas áreas tem disponibilizado essas publicações em acesso aberto, para a alegria da comunidade científica. Eu mesma, estou super empolgada com a possível escrita de dois livros, um delas já em produção, sobre os Serviços de Suporte à Pesquisa em Bibliotecas Universitárias. Compartilho com vocês alguns títulos muito interessantes lançados recentemente.

No final de 2020 foi lançado o livro "Tópicos da bibliometria para bibliotecas universitárias" organizados por Maria Cláudia Cabrini Grácio, Daniel Martinez-Ávila, Ely Francina Tannuri de Oliveira e Fábio Sampaio Rosas. Este, em especial, despertou meu interesse por ter relação com o livro que estou trabalhando. Afinal, os estudos métricos podem ser muito explorados pelas bibliotecas universitárias para a oferta de produtos e serviços.

GRÁCIO, Maria  Cláudia  Cabrini; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel; OLIVEIRA, Ely  Francina  Tannuri de; ROSAS, Fábio Sampaio (Orgs.). Tópicos da bibliometria para bibliotecas universitárias. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2020. Disponível em: https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/view/187/673/1002-1.  Acesso em: 28 mar. 2020.

A próxima obra foi escrita por Gustavo Saldanha e tem como título "Ciência da Informação: crítica epistemológica e historiográfica" e lançada em 2020. É um livro que me desperta muito interessa, pois consigo fazer relação direta com os estudos da minha tese. Discutir e estudar a epistemologia de um domínio é fundamental para a sua compreensão e evolução.


SALDANHA, Gustavo. Ciência da Informação: crítica epistemológica e historiográfica. Rio de Janeiro, RJ: IBICT, 2020. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1101/1/SaldanhaGustavo_CI_CriticaEpistemologicaHistoriografica_2020a.pdf.  Acesso em: 28 mar. 2020.

A obra "O perfil das novas competências na atuação bibliotecária" é outra obra super interessante organizado pelo Fabiano Couto Corrêa da Silva. Conhecer as diferentes áreas de atuação profissional do bibliotecário é fundamental para a adequação curricular e incentivo aos novos profissionais.


SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (Org.). O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/217080. Acesso em: 28 mar. 2020.

Por fim, quero apresentar a obra "Gestão da Informação in Case", organizada pela Maria do Carmo Duarte Freitas, Taiane Ritta Coelho e Milton Cesar Adrião. O livro traz abordagens atuais da gestão da informação por meio de cases.


FREITA, Maria do Carmo Duarte; COELHO, Taiane Ritta; ADRIÃO, Milton Cesar (Orgs.). Gestão da informação in cases: cases reais em informação, tecnologia e estrutura organizacional. Curitiba, PR: Editora UFPR, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/69870. Acesso em: 28 mar. 2020.

Comentários