O que é epistemologia?

Confesso que o conceito de epistemologia me dava calafrios há alguns anos, especialmente, porque me parecia um daqueles temas vagos e subjetivos. Entretanto, resolvi me aventurar nesse domínio ao propor um projeto sobre Epistemologia da Ciência da Informação no processo seletivo de doutorado, o qual se transformou em uma tese sobre "Epistemologia da organização do conhecimento".

Durante o doutorado vi várias expressões estranhas no rosto das pessoas que me perguntavam o tema da minha tese. E, muitas vezes, ouvi a pergunta: O que é mesmo epistemologia? 

Ao apresentar um conceito, é fundamental estabelecer de onde fala. Por isso, destaco que apresento o conceito, especialmente, sob o ponto de vista da Prof. Inês Lacerda Araújo.

Etimologicamente, epistemologia significa discurso (logos) sobre a ciência (episteme) (JAPIASSU, 1934). Além disso, a epistemologia pode ser compreendida, segundo Araújo (2012), sob pelo menos duas diferentes abordagens, a tradicional e a específica. Sob o ponto de vista da abordagem tradicional, epistemologia é o estudo do conhecimento ou gnosiologia. A partir do olhar da epistemologia específica, a epistemologia é o estudo crítico dos princípios, hipóteses e produção do conhecimento de várias ciências, olhando mais de perto para a estrutura cognitiva do conhecimento científico, valores e objetivos. Cabe ainda acrescentar que a epistemologia preocupa-se com as características do conhecimento científico, delimitação e processos metodológicos em casa domínio.

Apresento a definição de epistemologia apresentada por Joseph Tennis no contexto da Organização do Conhecimento, para Tennis (2008) a epistemologia é "como nós sabemos". Ou seja, se considerarmos a abordagem da epistemologia específica de Araújo (2012), ao falarmos em Epistemologia da Ciência da Informação ou da Epistemologia da Organização do Conhecimento, por exemplo, estaremos falando do estudo crítico dos princípios, hipóteses e produção do conhecimento  científico desses domínios, da sua estrutura, valores e objetivos. A epistemologia pretende "analisar o modo como se estruturam os conhecimento científicos, em seus aspectos lógicos, sociológicos, políticos, éticos [...]" (ARAÚJO, 2012).

Para finalizar, é importante falar sobre a relação entre epistemologia e teoria do conhecimento. Os teóricos da filosofia divergem sobre a relação entre os conceitos. O conceito de epistemologia aqui apresentado parte do princípio de quem teoria do conhecimento e epistemologia "são disciplinas distintas em seus objetivos, temas e conceitos, porém complementares" (ARAÚJO, 2012). 

Bem, espero ter contribuído para facilitar a compreensão desse conceito que, por vezes, parece confuso.

Aproveito para sugerir que ouçam o episódio "Estudos históricos e epistemológicos da Biblioteconomia" do podcast Farol com a participação da Keitty Rodrigues Vieira. É uma interessante conversa relacionada ao tema deste post.

REFERÊNCIAS


ARAÚJO, Inês Lacerda. Curso de teoria do conhecimento e epistemologia. Barueri, SP: Minha Editora, 2012.


JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 5. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.


TENNIS, J. T. Epistemology, theory, and methodology in knowledge organization: toward a classification, metatheory, and research framework. Knowledge Organization, v. 35, n. 2–3, p. 102–112, 2008.

Comentários