Biblioteconomia!




Quando as pessoas me perguntam qual será minha formação acadêmica, sinto um ar de dúvida, de reprovação na maioria das vezes. Não é de conhecimento geral que para ser bibliotecário (a), é preciso ter formação acadêmica, ainda acredita-se que é uma profissão que pode ser exercida por qualquer pessoa. Pelo contrário, é uma profissão que exige o conhecimento de muitas técnicas e acima de tudo hoje, é uma profissão que exige um profissional dinâmico, disposto a inovar, a lidar com muitas pessoas.
Ser bibliotecário é "disseminar a infomação" das mais diversas formas, não apenas através de uma biblioteca, é procurar novos campos de atuação profissional, é ter consciência social. Bibliotecas, arquivos, editoras, livrarias, empresas em geral são alguns dos locais em que o bibliotecário pode atuar.
Sabe-se que atualmente a informação é sinônimo de poder, daí o motivo do aparecimento de inúmeras reportagens mostrando a ascenção da biblioteconomia nas universidades brasileiras e no mercado de trabalho. O bibliotecário é o profissional apto a gerenciar a informação nas suas mais diversas formas, sabe-se que para conquistar o seu lugar definitivamente ainda há muito o que fazer. Ainda chegaremos lá!

Comentários

Oscar disse…
É isso aí, Paula! o tal do ciclo vicioso: eu sou desinformado, pouco ou nada entendo dessa profissão tão importante que, sendo menos valorizada, me torna ainda mais desinformado. Por sorte existem batalhadores como você!
Vanessa disse…
Uma exelente profissão! Minhas dúvidas de qual faculdade fazer, a cada dia que passa se tornam menores. Com sua ajuda mana.