Você já ouviu falar em Inteligência Competitiva?

A inteligência competitiva (IC) é um processo que consiste em agregar valor à informação para alcançar certos objetivos, colocando a organização à frente das outras e assim dando subsídios para a tomada de decisão.
A IC está intimamente ligada à Gestão da Informação e do Conhecimento.
No processo de IC o foco está nas estratégias da organização e trabalha com os fluxos formais e informais de informação.
Estar atendo ao ambiente onde a organização está inserida é fundamental. Coletar, analisar e tratar a informação coletada transformando-a em inteligência para a organização é o ponto central do processo de IC em uma organização, consiste em "saber antes" que os concorrente.
Portanto, pode-se afirmar que o processo de IC é muito importante para colocar dar impulso ao negócio da organização, já que nesse processo estão envolvidos dados, informação e conhecimento que são considerados sinônimo de podes nas mãos de quem deles dispõe.
Pensei em escrever sobre esse assunto porque estou participando de um processo seletivo para trabalhar com Inteligência Competitiva. É muito bom saber que o mercado de trabalho vem abrindo as portas para os bibliotecários nessa área. Considero o esclarecimento a seguir excelente sobre os bibliotecários nesse campo de atuação:
Segundo Marchiori (1996, p.33 apud VALENTIM 2003, p.12)
"o profissional da informação deve ser mais que um filtro, deve ser um avaliador consciente de fontes de informação: um analista competente no processo de obtenção da informação; um mergulhador e surfista ou mesmo um agente de turismo nas rodovias da informação"



VALENTIM, M. L. P et. al. O processo de inteligência competitiva nas organizações. Data Grama Zero: revista de ciência da informação, v.4, n. 3, jun. 2003. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun03/F_I_art.htm Acesso em: 03 mar. 2008.

Para saber mais sobre Inteligência Competitiva acesse:

Terra Fórum. http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/paginas/quem_somos/atuacao/ie_ic.aspx

Knowtec
http://www.knowtec.com.br/index.php?m=ver&id_item=8

Comentários