Gestão do conhecimento

No primeiro dia do 12º Seminário dos Bibliotecários Binacionais, nós assistimos a uma palestra muito interessante sobre Gestão do conhecimento. Muito tem se falado em gestão do conhecimento, mas a forma como a Profª Drª Faimara do Rocio Strauhs colocou foi muito inovadora.

Ela afirmou como já tenho ouvido a muito tempo, a importância da gestão do conhecimento em todas as organizações e fez uma abordagem voltada para as bibliotecas que são por natureza locais de disseminação da informação e criação de novos conhecimento. Trouxe um conceito novo de que devemos criar um ambiente que propicie a Gestão do conhecimento, afirmou que não se gerência conhecimento, mas sim se desenvolve um ambiente propício para essa ação.

Em alguns momentos de sua fala fiquei intrigada, pois ela afirmava que a informação, assim como o conhecimento, não pode ser externalizada. Disse que a informação está dentro das pessoas quando na verdade a informação está sim presente em documentos, vídeos, livros, etc. O conhecimento por outro lado é que não pode ser externalizado.

Sabe-se que há muito tempo vêm-se discutindo qual a diferença entre dado, informação e conhecimento, por isso muitas pessoas ainda confundem esses conceitos ou acham difícil explicar cada um deles.

No próximo post farei essa diferenciação entre os conceitos de dado, informação e conhecimento.

Comentários