Livros e leitura...

Outro dia minha amiga e colega de trabalho Suzana Zulpo Pereira e eu estávamos conversando sobre as leituras que temos feito ultimamente. Então ela lembrou de dois livros "A quinta disciplina" de Peter Senge e "Ecologia da informação" de Thomas Davenport. Durante nossa graduação, nossa professora solicitou várias vezes a leitura de capítulos desses livros e também de ambos na íntegra. Por incrível que pareça, os futuros bibliotecários relutaram muito, principalmente pela obrigatoriedade de leitura de dois livros técnicos que considerávamos muito chatos.

Hoje, depois de algum tempo, e com alguma experiência na área de gestão da informação, gestão do conhecimento e inteligência competitiva, finalmente me dei conta de quão importante é a leitura dos dois títulos se eu pretendo seguir esse área de pesquisa. Durante nossa conversa chegamos a conclusão de que naquele momento não estávamos preparadas para aquela leitura, precisávamos saber por nós mesmas da importância desses autores e de seus pareceres para o desenvolvimento de nossas atividades e nossa vida profissional. Se lemos, foi com desdém e sem entender muita coisa. Parecia uma leitura tão chata, tão cansativa. Em compensação hoje faz sentido e me instiga a ler cada dia mais.

Reafirmo aqui uma das conclusões do meu Trabalho de Conclusão de Curso, é preciso instigar o leitor e proporcionar leituras que tenham haver com a situação que ele está vivendo, caso contrário a leitura não será prazerosa de jeito nenhum.

Comentários

Karol disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Karol disse…
Verdade! A quinta disciplina não fez sucesso na minha turma, ainda mais que fizemos a leitura e não houve um esclarecimento, um debate, uma conversa sobre. Confesso que sobre organizações de aprendizado sei muito pouco. Este livro pareceu-me mais de auto-ajuda e só me lembro da última uma lei sobre as organizações que aprendem: "não existem culpados".

Ah, e Ecologia da informação está bem bonitinho na minha mesa de estudos. hihi
Ainda não li A quinta disciplina, mas está na minha lista. Ecologia da Informação...adorei! Vale a pena!
Unknown disse…
Concordo plenamente com o que você e Karol levantaram.
Quando nos foi obrigado essa leitura nao estávamos praparados para lhe dar com o mundo de informações ali presente.
Lendo demais obras de Davenport e Senge pelo caminho tenho certeza de que essas duas leituras serão importantes, mas ainda não as fiz.

Bjus meninas