Ciência e tecnologia

Esta semana começaram as aulas do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Estou matriculada em duas disciplinas, Gestão da Informação em Ciência e Tecnologia e Metodologia Científica. Posso dizer que as duas são minhas velhas conhecidas, já que durante a gradução disciplinas similares foram ministradas por professores muito competentes. Acredito que no mestrado o nível de aprofundamento em cada uma das disciplinas será muito mais intenso.
Já na primeira aula de GICT surgiram discussões muito interessantes. Dentre elas uma clássica: "O que é CIÊNCIA?" e "O que é TECNOLOGIA?" Juntando todas as opiniões dos colegas de classe, construimos dois conceitos que não se sabe ainda se estão corretos. Gostei do método utilizado pelo Profº Ricardo, primeiro discutimos sobre determinados conceitos para que possamos pensar por nós mesmo, só então recorremos à literatura para afirma ou não a conclusão a que chegamos.
Aproveito este post para desafiá-los a arriscar um palpite. E aí, o que você entendo por CIÊNCIA? E TECNOLOGIA? Acho que podemos construir aqui também uma discussão interessante.

Comentários

Anônimo disse…
A Ciência está sempre relacionada a uma incerteza. Sem dúvidas não há processo investigatório, nem Ciência. Dicionários como Aurélio explicam que Ciência é o "saber e habilidade que se adquire para o bom desempenho de certas atividades." Mas o conhecimento que um Pastor tem da Biblia o faz ser um cientista? A Ufologia é uma ciência, mas é desacreditada pela Humanidade. Isso porque alguns julgam que a probabilidade de existirem outros seres vivos inteligentes fora da Terra é tão pequena (e de nos visitarem anonimamente) que torna o estudo irracional. Logo, Ciência é um processo investigativo, cujo fruto de estudo deve ser visto pela sociedade como racional. Se algum dia aparecer um alienígena, a Ufologia será vista como uma das mais importantes ciências, senão a mais importante.
Karyn disse…
Segue o exercício (sem recorrer a leituras, só com o que me vem à mente):
Ciência é buscar respostas a questões de diversas ordens, é buscar o entendimento dos fenômenos que nos cercam. Essa busca segue um método que pretende atingir a comprovação dos fatos pesquisados. Além disso, os resultados produzidos pela ciência devem marcar um avanço no conhecimento dos cientistas envolvidos e uma contribuição ao desenvolvimento da humanidade.
Tecnologia a meu ver é algo que representa uma melhoria na vida das pessoas. Um equipamento simples, até mesmo a roda, quando foi inventada, representou uma melhoria na locomoção, no transporte...