terça-feira, maio 12, 2009

Informação e Marketing

Na última quinta-feira (07/05/2009) participei da Atividade de Extensão promovida pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Ciência, Gestão e Tencnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná-UFPR.
A atividade de extensão foi dividida em três dias e tratará de assuntos ligados à Gestão da Informação e Marketing. O primeiro encontro foi sobre Informação e Marketing e foi o Profº Edelvino Razzolini Filho quem ministrou o curso.
Ele tratou do conceito de marketing e pode-se apontar a seguinte definição de marketing de informação:

Marketing da informação é o processo gerencial de todo tipo de informação (tecnológica, científica, comunitária, utilitária, arquivística, organizacional, ou para negócios) em uma organização, um sistema, um produto ou um serviço sob a ótica de marketing, para alcançar a satisfação dos diversos públicos da organização, sistema, produto, ou serviço, quando são utilizadas técnicas na realização e valorização das trocas de valores, beneficiando todos os elementos, que interagem na troca, para garantir a sobrevivência da organização, sistema, produto ou serviço no seu mercado de negócio. (UNIVERSIDADE, 200-)
Foram apontadas três dimensões para o Marketing da Informação, são elas:
- Dimensão filosófica: visa a satisfação do cliente;
- Dimensão funcional: visa facilitar as trocas entre a organização e o mercado;
- Dimensão administração: objetiva a análise, planejamento, implementação das atividades.
Uma vez que a informação é insumo básico para qualquer processo nas organizações, com o marketing não poderia ser diferente. A informação dá subsídios para as ações de marketing, já que ele possibilita a rapidez no processo decisório pela disponibilização de informação ágil, confiável e relevante.
Aproveito para indicar uma fonte de informação muito rica da área de Marketing a Informação, é o Portal do Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação. Lá você encontra conceitos, glossário, produção científica relacionada ao tema, link para outras fontes de informação, etc.

UNIVERSIDADE de Brasília. Portal de pesquisa em marketing da informação. Disponível em: http://prossigas.ibict.br/marketing/htmls/bvmarketingoquee.htm#oqueeh Acesso em: 12 maio 2009.

Nenhum comentário: