Gestão do conhecimento e vantagem competitiva em unidades de informação

O título da palestra do Profº. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior da UNB também é o título deste post. Ele proferiu essa palestra no primeiro dia do CBBD 2009 em Bonito-MS

Ele deu ênfase a idéia de que á gestão do conhecimento (GC)é uma etapa posterior a gestão da informação (GI). Portanto, como muitos autores afirmam, não é possível haver gestão do conhecimento em uma organização se não existir antes, de forma bem consolidada, a gestão da informação. Pois como afirmou o Profº. Rogérios, compartilhar informação é que é palpável.

O palestrante apresentou o conceito de vantagem competitiva, termo apresentado pela primeira vez por Michel Porter em 1980. Finalizou dizendo que GC e vantagem competitiva ou inteligência competitiva (IC) não substituem a GI.

Se a GI é a base de tudo, como o Profº. Rogério e muitos outros estudiosos tem afirmando nos últimos anos, é sinal que temos um mercado imenso a espera de profissionais aptos a gerenciar a informação, seja para tomar decisões, organizar sua documentação, obter vantagem competitiva ou apenas para fazer um relatório. Todos os profissionais trabalham com informação, entretanto são poucos os que estão aptos a gerenciá-la e disponibilizá-la a melhor forma possível e sempre pensando em beneficiar quem fará uso dela.

Fica um questionamento, estamos preparados para responder a essa necessidade do mercado e da sociedade?

Comentários

Karol disse…
Paulinha, confesso que GC ainda está nebuloso pra mim. (snif)
Para quem não está amiga?!?!?!