Bibliotecas do futuro

Hoje enquanto navegava pelo Twitter um link me chamou a atenção:

Lá encontrei um vídeo de um documentário "Bibliotecas do futuro" que dá ênfase às bibliotecas universitárias, vale a pena acessar. Discute-se exatamente a idéia apresentada por Wendy Zaman, de que as bibliotecas precisam acompanhar as novas tecnologias e os bibliotecários adequarem-se à nova realidade e aos novos usuários.

Gostei muito do que uma das bibliotecárias falou no video: "Os bibliotecários vão gerenciar redes". Acho incrível essa visão, totalmente atual!

Na sua palestra, Wendy Zaman falou que nós, bibliotecários, não temos o que temer. Ela disse: "We're Google". Eu diria que nós somos muito melhores que o Google, como também é lembrado no vídeo, nós somos especialistas na organização, disseminação e busca de informação. E quando conscientes de nosso verdadeiro papel de disseminadores, podemos ajudar de inúmeras formas os estudiosos, pesquisadores, empresários, todo o tipo de pessoa que busca informação.

Nesse mesmo site é possível fazer o dowload da publicação Libraries of the future.

Comentários

Livretando disse…
Paula, este vídeo é muito interessante. Fala das facetas do bibliotecário. Uma coisa me chamou a atenção que muitos esperam que os bibliotecários sejam mais tecnológicos e saibam usar a tecnologia a favor das tarefas de busca e disseminação da informação. Em inglês ainda tenho dificuldades. Mas, gostei. Bom para o treino.Rs
Olá Evandro, se não buscarmos conhecer as novas tecnologia, ficaremos a margem da nossa profissão. Essa é uma exigência, mesmo que indireta, dos nossos usuários.
O video é muito bom para treinar o inglês, principalmente o vocabulário da nossa área.

Bjo e obrigada pelo comentário!