Escrita acadêmica

Quem disse que escrever é algo fácil? Estou passando por um daqueles momentos em que não consigo escrever uma linha na minha dissertação.

Falta de leitura? Planejamento? Acho que não...

Sempre ouvi meus colegas reclamarem da dificuldade em escrever durante a graduação, mas até então eu não tinha passado por isso. A escrita do TCC foi tranquila, passou tão rápido! Mas neste momento, no Mestrado...percebo que está bem mais difícil. Ser pesquisador não é tarefa fácil e exige tempo e muita dedicação.

Tenho certeza que esta crise vai passar, mas enquanto não passa, preciso pensar sobre meu método de trabalho e os possíveis erros que estejam levando a essa dificuldade. Você tem alguma dica para compartilhar?

Comentários

Carina,

Na minha parca experiencia em produção do conhecimento, digo que você está dentro da normalidade. Uma dica que daria é que, caso você não tenha feito ainda, dê uma pausa em tudo e dedique um pouco de tempo em descansar a mente, relaxar. Aí vc volta e retoma os trabalhos.
Quanto à escrever, nada a acrescentar. Lembre-se apenas de sempre ler seus objetivos com o tema em questão.

Abraços e dará tudo certo!!!

Elder Lopes Barboza
Dar um tempo é ótimo, mas nem sempre podemos fazer isso. Então, te darei outra dica: aprofunde sua pesquisa (leia mais) e não fique restrita aos grandes teóricos, nem aos periódicos especializados. Pesquise no pluridoc.com, no cypedia.com.br, blogs e em outras fontes não tão convencionais/lembradas. Isso pode lhe abrir a mente para novos horizontes. Abraços e boa sorte.
Gisele Broca disse…
Carina,
Hoje lendo seu "desabafo" lembrei de um post que li no Blog do Paulo Coelho. Dizia mais ou menos assim...
"Não se esqueça que as vezes é preciso parar ou os pés ficam feridos, a mente se distrai e o cansaço empobrece a busca. Quem não para por livre e espontânea vontade termina sendo parado pela vida. Na busca como em tudo mais - ação e inação tem a mesma importância."
Concordo com o Elder "dê uma pausa", relaxe, logo terá vigor para seguir em frente.
Boa sorte!
Obrigada pelas dicas e apoio! Percebo que preciso descansar um pouco sim, mas não por muito tempo. Uma parada é fundamental para "refrescar as ideias". Mas também vou seguir a dica do Alexsander e depois de um pequeno descanso, vou aprofundar minha pesquisa!

Abraço e mais uma vez obrigada!