XXVIII Painel de Biblioteconomia: relatos

Demorei um pouco, mas aqui estou para iniciar o relato da minha participação no XXVIII Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina.

O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro em Florianópolis-SC. Além de compartilhar conhecimentos, conhecer novos colegas, também reencontrei amigos queridos.

Pela manhã assistimos à Palestra Magna de Juliano Spyer, momento em que participei como mediadora. O tema abordado pelo palestrante foi "O futuro do livro" e deuma forma muito clara e envolvente. Como profissional que trabalha com mídias sociais, colaborador da Talk Interactive, Juliano apresentou uma visão diferente da que os bibliotecários estão acostumados e enxergar, iniciou apresentando o modelo tradicional de produção de um livro e convidou o público a refletir sobre a escrita. Quantos já escreveram um livro? Quantos podem escrever?

Ele mostrou a importância da disseminação da informação e da produção colaborativa de um livro. Afirmou que o reconhecimento, prestígio e acesso das pessoas aos dois livros (títulos e links abaixo), que escreveu junto com outros autores, são a melhor recompesa que eles poderiam querer. Os livros estão disponíveis na rede com licença Creative Commons, são eles:
Como estava coordenando a mesa, durante a apresentação foi interessante notar as reações das pessoas. No início da palestra me pareceu que estavam pensando: "Não acredito!?!? Esse cara vai falar sobre esse assunto de novo?!?!". Mas aos poucos a empolgação era nítida, principalmente entre os mais jovens, que convivem com as mídias sociais diariamente e entendem que a colaboração e benefício ao usuário são o x da questão para os bibliotecários antenados. O próprio Juliano comentou que ficou feliz com as reações, estudantes que estavam quase dormindo no início, de repente despertaram para ouvir o que ele tinha a dizer.
Posso dizer que valeu a pena, foram contribuições valiosas para todos os que estavam presentes. Aproveito e compartilho com vocês a apresentação que foi disponibilizada no slide share pelo próprio palestrante.

Nos próximos dias falarei um pouco mais sobre as minhas apresentações e sobre outras palestras. Até a próxima!

Comentários