Produção científica colaborativa

No ano passado cursei uma disciplina chamada Perspectivas em Ciência da Informação com a Profª. Drª. Patricia Marchiori e, durante o trimestre conversamos muito sobre produção científica. Afinal, não poderia ser diferente, já que estávamos falando de ciência da informação.

No decorrer do curso despertou em mim uma vontade imensa de estudar sobre o assunto, ir além do que estávamos discutindo em sala de aula. Acho que cumpri o esperado para ser aprovada na disciplina, mas ainda não pude ir além. É exigida muita dedicação do mestrando, depois dessa eu cursei outras disciplinas, sem contar a necessária dedicação à dissertação então me faltou tempo!
Apesar de não estar lendo profundamente sobre o assunto, conversando com um amigo outro dia, percebi que há muito a ser explorado na área de produção científica, quando esse amigo propôs uma parceria para a escrita de um artigo. Mas, o que me fez escrever este post é a forma como daremos continuidade a esse trabalho. Não estamos no mesmo programa de mestrado e também não moramos na mesma cidade, entretanto, não vemos um impecílio para iniciar o trabalho.

Estou falando de colaboração! Muitos pesquisadores já realizam esse tipo de trabalho com pares de outras instituições, mas de repente parei para pensar nas facilidades que a internet nos proporciona hoje para produzir um artigo científico, por exemplo, à distância e possivelmente com a mesma qualidade de um artigo escrito em conjunto por meio de encontros semanais em uma biblioteca por exemplo.
Quando falamos em colaboração, também podemos buscar idéias de pessoas com uma visão de fora. Os blogs tem sido usados para isso, parte da idéia é disponibilizada, ou até mesmo alguma dúvida e, isso é feito exatamente para buscar a ajuda de pares que talvez nem soubessem que aquela pesquisa estivesse sendo desenvolvida.
Parece bobo, mas me fez refletir e perceber como temos ferramentas a nossa disposição e muitas vezes não as aproveitamos totalmente.

Comentários