Volta às aulas nas Universidades

Sou bibliotecária em uma Biblioteca Jurídica Universitária e o público que frequenta esse tipo de biblioteca me agrada muito. Nunca escondi de ninguém minha paixão pelo atendimento ao público, o meu fascínio em poder auxiliar os usuários ávidos por informação "fresquinha" que possa resolver seus problemas.

Muitas pessoas dizem que os usuários da área jurídica são chatos, briguentos e até mesmo mal educados. Acredito que em qualquer local de atendimento ao público corremos o risco de encontrar pessoas com essas características, mas, no caso dos advogados ou futuros advogados, eu percebo que eles são muito exigentes! E quem disse que isso é ruim?

Fui estagiária durante um ano na Biblioteca da Justiça Federal de Santa Catarina e aprendi muito sobre a área jurídica lá. Hoje trabalho na Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, já faz 1 ano e meio, e, posso dizer que o aprendizado tem sido cada dia mais intenso. Conviver com bibliotecários que atuam nessa área há anos ajuda muito na prática diária.

Nesse tempo de atuação na UFPR procurei reconhecer o território, hoje já me arrisco a dar meus palpites e tentar inovar. Conversei com a coordenadora da biblioteca e os demais colegas e estamos muito empolgadas na realização da apresentação da Biblioteca aos calouros, bem como na realização de treinamentos para o uso do catálogo eletrônico e de bases de dados. Procuro replicar o que aprendi durante o estágio na Biblioteca Universitária da UDESC e unir à teoria aprendida durante a graduação, mas às vezes faltam ideias.

Esse tipo de apresentação deve ser muito mais que uma visita orientada, precisamos nos fazer conhecer, colocar-nos a disposição para ajudar e mostrar que lá eles encontrarão auxílio em suas pesquisas. Gostaria muito de saber de vocês seguidores do blog, quais práticas vocês adotam em suas unidades de informação e consideram inovadoras ou que tem boa recepção dos usuários.

Compartilhem suas ideias! E você usuário de bibliotecas universitária, o que gostaria de saber sobre uma biblioteca? Que tipo de treinamento?

Comentários