quinta-feira, maio 06, 2010

Serviço de Referência e Informação

Esse é um assunto que me faz refletir muito e às vezes me deixar intrigada, principalmente quando percebo o descaso dos colegas bibliotecários com relação a um dos serviços mais importantes dentro de uma biblioteca, o Serviço de Referência e Informação. Fico me questionado, por que tantos bibliotecários não dão importância para ele que é a "cara" da Biblioteca?

Se um serviço é oferecido, ele deve ser bem feito, os profissionais envolvidos devem se dedicar ao máximo para satisfazer seus cliente. Não é assim que nos sentimos quando vamos a uma loja, supermercado, famácia, etc? E por que na biblioteca seria diferente? Atender ao usuário não deve ser uma atividade pesarosa em nenhuma biblioteca, sem ele o que seria dos bibliotecários?

Ontem assisti ao video "Library of the future" e pensei um pouco sobre isso. Acredito que a Biblioteca do Futuro será a que prezar pela interação, pelo bom atendimento e diálogo. Pesquisadores do Brasil inteiro frequentam a biblioteca onde trabalho e sinto-me honrada em poder atendê-los, auxiliá-los e deixar claro que eles podem contar comigo para a realização de suas pesquisas no que diz respeito ao acesso a fontes de informação e normalização dos seus trabalhos.

Pra mim é decepcionante ouvir um usuário dizer que foi mal atendido, foi encarado um chato simplesmente porque solicitou alguma ajuda relacionada a suas necessidades de informação. Se como bibliotecários não buscarmos nosso lugar como mediadores e disseminadores da informação, bem como auxiliares dos estudiosos, logo seremos considerados indispensáveis dentro das bibliotecas.

Você já parou para pensar se os seus usuários estão satisfeitos com o SRI oferecido por sua biblioteca?

2 comentários:

Kátia disse...

Isso mesmo Paula, temos colegas que não entendem que o usuário é um cliente, que poderá sim falar bem ou mal do nosso trabalho.
Minha preocupação com o usuário é a mesma de quando eu trabalhava em comércio, a satisfação tem que ser a mesma, o "cliente" deve sempre sair da biblioteca com vontade de voltar...
beijos

Denise Mazzali disse...

Concordo, e acho que o melhor na biblioteca é este relacionamento com o usuário, é buscar exatamente aquilo que ele necessita e vê-lo satisfeito com as informações que passamos a ele.É o que me faz sair feliz da biblioteca no final do dia.