Entre contrastes


A ideia de escrever este post surgiu a partir do comentário da minha amiga Suzana Zulpo Pereira durante a palestra de David Weinberger no XVI SNBU e II SIBDB. Houve um momento em que ela pediu para que eu fotografasse o palestrante e o moderador e comentou: "Quero registrar esta imagem, o contraste que essa palestra representa. Essa é a primeira vez que vejo o moderador com seu laptop durante a palestra. Provavelmente está twittando."

A imagem acima ilustra muito bem muito do que David Weinberger falou durante sua palestra, o crescimento das ferramentas colaborativas e a necessidade de adequação da sociedade ao excesso de informação com a colaboração de profissionais como nós.

Também estabeleci uma relação com a diferença de gerações, afinal ,colaboro com um blog sobre a Geração Y, o Minha Carreira. Moreno Barros, bibliotecário da UFRJ e editor do blog Bibliotecário sem fronteira, é um representante da Geração Y e, assim como minha amiga Karol e eu, também sentiu a necessidade de compartilhar cada acontecimento do evento com os colegas twitteiros que não puderam estar presentes. Muito além do compartilhamento, nós pudemos perceber as impressões de pessoas distantes geograficamente sobre os questionamentos levantados durante o evento.

Muitos, ao verem alguns ouvintes com seus laptops, smarphones e iphones a todo vapor, imaginaram que estivéssemos com o pensamento longe. Entretanto, diferente do que muitas pessoas podem ter imaginado, nós estavamos interagindo com o palestrante e com interessados pelo evento que acompanhavam pela internet via twitter. V

Vale a pena conferir a apresentação feita por Moreno Barros sobre o uso do Twitter durante o SNBU.

Comentários

Unknown disse…
Também gostei do evento Paula. É legal perceber que além da convergência das mídias está se processando a confluência de novas idéias dos profissionais da informação. Parabéns pelo blog