XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias e II Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais-Brasil: 19 de outubro

No segunda dia do XVI SNBU e II SIBDB tive a oportunidade de assistir às palestras sobre a Funcionalidade da arquitetura de bibliotecas. As palestras foram:

Palestra 1: A Biblioteca da Universidade Positivo. Arquiteto Manoel Coelho.
Palestra 2: O caso da Biblioteca Parque de Manguinhos: Arquiteto Jorge Mario Jáuregui

Eles apresentaram seus projetos da Biblioteca da UNICEMP e de Manguinhos, as duas são um espetáculo e comprovam que os novos designs para bibliotecas são uma tendência crescente.

Em um ou dois anos, a biblioteca onde trabalho será reformada e, pelo projeto que nos foi apresentado, sofrerá uma mudança radical. Infelizmente, poucas sugestões dos bibliotecários e de todo o pessoal que trabalha na biblioteca foram ouvidas. Isso significa que temos muitas reivindicações e mudanças a sugerir.

É muito comum os bibliotecários serem os últimos a serem ouvidos, quando na verdade, somos nós quem podemos dar as dicas preciosas para o projeto sair impecável. A necessidade do trabalho do arquiteto é incontestável, entretanto, necessidades diárias e detalhes que tornam a biblioteca mais funcional são sugeridos por quem trabalha no local. Espero que possamos ser ouvidos no momento oportuno e não apenas depois da exucução do projeto, quando poucas mudanças poderão ser feitas.

Nesse mesmo dia, durante a tarde, assisti a alguns trabalhos bem interessantes, os que mais me chamaram a atenção foram:

Apresentação Oral: 445 - O USO DE TECNOLOGIAS APLICADAS À RACIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS: A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE BIOMETRIA NA REDE DE BIBLIOTECAS DA UNESP

Nesse trabalho o que me fez refletir é a diferença de práticas entre as Universidades brasileiras. É incrível como os bibliotecários ainda tem tanta resistência para o uso das novas tecnologias e vivivencio isso na minha realidade. Enquanto a UNESP implanta o sistema de biometria, em outras instituições é um grande sacrifício convercer os colegas que o empréstimo com senha e a eliminação do cartão do estudante é um passo a frente e não causará mal nenhum ao serviço.

Apresentação Oral: 458 - SISTEMA DE BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Inicialmente achei o Sistema de Bibliografia básica uma super inovação. Entretanto, refleti um pouco hoje e comecei a ponderar se esta funcionalidade não seria mais interessante integrada ao software de gerenciamento da biblioteca, é algo a se pensar.

Comentários