Tony & Susan


Em outubro do ano passado o Sistema de Biblioteca da UFPR promoveu uma mesa sobre Bibliofilia em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca. Participaram dessa mesa pessoas que eu admiro muito e que nos proporcionaram um deleite durante suas falas. Sinceramente, nunca tinha ouvido três pessoas falarem com tanto carinho sobre o livro e a leitura e demonstrarem uma sintonia sem igual, mesmo tendo se conhecido minutos antes do evento. Quanto a esse último ponto acho que o mérito é da comissão organizadora do evento, da qual faço parte. Acredito que fomos muito felizes na escolha dos palestrantes.

Um dos palestrantes foi o Prof. Dr. Egon Bockmann Moreira, professor do Curso de Direito da UFPR, pessoa que admiro muito. No final do evento, como de costume, conversamos sobre livros recém adquiridos, gostos de leitura e livros que estávamos lendo. Foi aí que ele me indicou o título "Tony & Susan" de Austin Wright livro que de certa forma fala sobre livro. Logo me interessei pelo título e disse o quanto gosto de ler livros sobre livros, como típica bibliotecária que sou! rs...rs...rs...

O livro, recém traduzido para o português (2011) é muito envolvente. Relata a vida de Susan, seus conflitos, alegrias, tristezas, etc. Descreve o momento em que ela recebe um manuscrito do primeiro romance do ex-marido, Edward, que pede para que ela faça uma crítica ao livro. Nesse momento Susan começa a se questionar sobre muito aspectos e vê sua vida abalada. Além disso, ávida pela leitura do livro, ela se identifica com o protagonista da história e fica cada vez mais presa ao desenrolar da trama.

Sem dúvidas esse foi o livro que me despertou novamente para a leitura prazerosa...após vários meses mergulhada nas leituras técnicas voltadas para a escrita da dissertação.

Vale a pena se aventurar nessa leitura!

Comentários

Gestorinfo disse…
Obrigado pela dica! livros sobre livros... histórias sobre histórias, nada melhor para mergulhar no laberinto infinito do do prazer e do aprendizado.