12 de março - Dia do Bibliotecário

Tenho orgulho da profissão que escolhi e estou realizada! Apesar de toda a crise de identidade, preconceito e falta de reconhecimento que ainda existe com relação à Biblioteconomia acho que consegui passar por cima de tudo isso e me afirma como bibliotecária.

Após pensar em ser historiadora durante a pré-adolescência e lutar pelo jornalismo por 4 anos, percebi que precisa buscar uma profissão diferente. Aos 20 anos de idade refleti sobre o que me atraia no jornalismo e percebi que muito mais do que ter o desejo de ser jornalista eu queria trabalhar com informação. O caderno de inscrição do vestibulando da UFSC me chamou a atenção em 2003, quando tomei conhecimento da profissão e me encantei. Nesse mesmo ano ainda persisti no jornalismo (UFSC), entretanto, na UDESC apostei na Biblioteconomia e deu certo. Foram 4 anos de estudo, dedicação e amizades para a vida toda. Desde o primeiro semestre tive certeza que havia escolhido a profissão certa.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) a profissão do bibliotecário é assim descrita: "Disponibilizam informação em qualquer suporte; gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação. Tratam tecnicamente e desenvolvem recursos informacionais; disseminam informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolvem estudos e pesquisas; realizam difusão cultural, desenvolvem ações educativas. Podem prestar serviços de assessoria e consultoria."

Por essa descrição é possível perceber o grande leque de atividades que podem ser atribuídas a esse profissional que existe há muitos anos e que ganha cada dia mais importância com o avanço das ferramentas tecnológicas.

Tive a felicidade de compartilhar minha experiência como bibliotecária com duas pessoas, uma delas minha irmã. Hoje, ambas cursam biblioteconomia e fico muito feliz por isso, afinal o país precisa de mais profissionais nessa área.

Gostaria de desejar um Feliz dia do Bibliotecário a todos os profissionais que fazem a diferença como mediadores da informação.

Comentários