Os usos do argumento


Do autor Stephen E. Toulmin, o livro Os usos do argumento tem me acompanhado nos últimos dias. Passei alguns meses estudando e focada em outra temática, a ciência da informação. Agora é hora de respirar novos ares.

Indicado por um amigo, o livro instiga a pensar um pouco mais sobre o que é o argumento e como fazemos uso dele em diferentes momentos, diferentes situações e com pessoas diferentes. Um livro de lógica e raciocínio que faz parte da Coleção Ferramentas, da Editora Martins Fontes. O autor se propõe a atender às necessidades de diferentes públicos desde os vestibulandos que precisam argumentar muito bem em suas redações até os doutorandos que estão escrevendo suas teses.

Destaque para essa frase do Prefácio que já me chamou a atenção:



Vamos ver o que esse livro reserva em suas próximas páginas. Sempre gostei muito de escrever, este blog não me deixa mentir. O argumento faz parte do texto que escrevemos, é preciso saber fazer o bom uso do argumento para chamar a atenção do leitor e tornar o texto agradável. Por isso, meu interesse pela temática. Fica a dica de leitura para as férias...

Comentários