quarta-feira, abril 19, 2017

Qualitative Data Repository (QDR)

Como aluna de doutorado e, neste último ano, trabalhando integralmente com minha pesquisa eu consegui também reservar boa parte do meu tempo para assistir à palestras em diferentes departamentos da universidade onde estou estudando. Para mim essa é uma das oportunidades mais instigantes na universidade, buscar conhecimento nas mais diversas fontes e encontrar pesquisadores que você conhece pelos livros, artigos, internet. Ouví-los pessoalmente e compartilhar conhecimento com eles é um privilégio.

Minha pesquisa não é relacionada à temática big science, big data, data science, etc. Entretanto, este é um tema que me interessa muito. Tive a oportunidade de assistir à palestra "Qualitative Research in the age of transparency" com o Dr. Sebastian Karcher, um dos idealizadores do Qualitative Data Repository (QDR).

Dr. Sebastian Karcher apresentou o Journal Editors' Transparency Statement (JETS), uma declaração conjunta de editores de periódicos de ciência política. Até o momento, 27 periódicos aderiram à declaração. A declaração prevê:

- que os dados citados nos artigos estejam disponíveis em repositórios confiáveis quando da publicação e que seja feita a indicação do repositório;

- requer que os autores esclareçam o método de análise dos dados e o acesso aos documentos da análise se estes não forem publicados no artigo;

- manter uma política de citação de dados consistente para aumentar o crédito que os criadores de dados e fornecedores recebem pelo seu trabalho. Exige-se que os autores que baseiam suas reivindicações em dados criados por terceiros se refiram e citam esses dados como um produto intelectual de valor.

- assegurar que o códigos de ética, manuais de publicação e outras formas de orientação sejam atualizados e expandidos para incluir melhores requisitos de acesso a dados e transparência de pesquisa.

Essa declaração pode servir como norte para os periódicos das áreas de ciências sociais e humanas que ainda não tem políticas de acesso e uso de dados de pesquisa estabelecidas.

O Qualitative Data Repository (QDR) armazena e compartilha dados digitais gerados ou coletados através de pesquisa qualitativa e multi-método em ciências sociais.  Inicialmente, o repositório tem ênfase em dados de pesquisas de ciência política. 

O palestrante abordou três pontos de discussão sobre dados de pesquisa qualitativa:

- Custos e logística
- Ética
- Questões epistêmicas e ontológicas

O terceiro item foi o que me chamou mais a atenção, pois trata das motivações para divulgar dados qualitativos, pois, ao contrário dos dados quantitativos aqueles não possibilitam a comprovação de hipóteses ou replicação de pesquisas (contrário a uma visão positivista). O autor ressaltou que a disponibilização desses dados contribui para:

- encontrar uma linguagem apropriada para uma tradição de pesquisa;
- abordagem consultiva à partilha de dados;
- busca de uma tecnologia de compartilhamento de dados que liga texto e dado.

Ouvimos muito falar sobre a preservação de dados de pesquisa, especialmente, das áreas de exatas. Ainda não conhecia um repositório de dados qualitativos acredito que o Qualitative Data Repository (QDR) é um ótimo exemplo.

Nenhum comentário: