Qualitative Data Repository (QDR)


Como aluna de doutorado e, neste último ano, trabalhando integralmente com minha pesquisa eu consegui também reservar boa parte do meu tempo para assistir à palestras em diferentes departamentos da universidade onde estou estudando. Para mim essa é uma das oportunidades mais instigantes na universidade, buscar conhecimento nas mais diversas fontes e encontrar pesquisadores que você conhece pelos livros, artigos, internet. Ouví-los pessoalmente e compartilhar conhecimento com eles é um privilégio.

Minha pesquisa não é relacionada à temática big science, big data, data science, etc. Entretanto, este é um tema que me interessa muito. Tive a oportunidade de assistir à palestra "Qualitative Research in the age of transparency" com o Dr. Sebastian Karcher, um dos idealizadores do Qualitative Data Repository (QDR).

Dr. Sebastian Karcher apresentou o Journal Editors' Transparency Statement (JETS), uma declaração conjunta de editores de periódicos de ciência política. Até o momento, 27 periódicos aderiram à declaração. A declaração prevê:

- que os dados citados nos artigos estejam disponíveis em repositórios confiáveis quando da publicação e que seja feita a indicação do repositório;

- requer que os autores esclareçam o método de análise dos dados e o acesso aos documentos da análise se estes não forem publicados no artigo;

- manter uma política de citação de dados consistente para aumentar o crédito que os criadores de dados e fornecedores recebem pelo seu trabalho. Exige-se que os autores que baseiam suas reivindicações em dados criados por terceiros se refiram e citam esses dados como um produto intelectual de valor.

- assegurar que o códigos de ética, manuais de publicação e outras formas de orientação sejam atualizados e expandidos para incluir melhores requisitos de acesso a dados e transparência de pesquisa.

Essa declaração pode servir como norte para os periódicos das áreas de ciências sociais e humanas que ainda não tem políticas de acesso e uso de dados de pesquisa estabelecidas.

O Qualitative Data Repository (QDR) armazena e compartilha dados digitais gerados ou coletados através de pesquisa qualitativa e multi-método em ciências sociais.  Inicialmente, o repositório tem ênfase em dados de pesquisas de ciência política. 

O palestrante abordou três pontos de discussão sobre dados de pesquisa qualitativa:

- Custos e logística
- Ética
- Questões epistêmicas e ontológicas

O terceiro item foi o que me chamou mais a atenção, pois trata das motivações para divulgar dados qualitativos, pois, ao contrário dos dados quantitativos aqueles não possibilitam a comprovação de hipóteses ou replicação de pesquisas (contrário a uma visão positivista). O autor ressaltou que a disponibilização desses dados contribui para:

- encontrar uma linguagem apropriada para uma tradição de pesquisa;
- abordagem consultiva à partilha de dados;
- busca de uma tecnologia de compartilhamento de dados que liga texto e dado.

Ouvimos muito falar sobre a preservação de dados de pesquisa, especialmente, das áreas de exatas. Ainda não conhecia um repositório de dados qualitativos acredito que o Qualitative Data Repository (QDR) é um ótimo exemplo.

Comentários