Bibliotecas universitárias e as atividades de extensão

A extensão é um dos pilares da universidade brasileira, junto com o ensino e a pesquisa. As ações de extensão tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica e o conhecimento produzido nas universidades com a comunidade que faz uso desse conhecimento no seu dia a dia, por meio de produtos, processos, serviços, inovação.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)  por exemplo, atua por meio da proposição, desenvolvimento e integração de ações de extensão, cultura, políticas sociais e divulgação da produção intelectual e científica, articulando-se com o ensino e a pesquisa de forma inter e multidisciplinar. Essa interação acontece por meio da reflexão, discussão e atuação sobre o espaço social e os sujeitos nele envolvidos, privilegiando ações conjuntas com a administrações públicas e a sociedade civil, em favor de políticas sociais que buscam a construção de uma sociedade mais justa e solidária e do desenvolvimento sustentável.

Tive o privilégio de coordenar a criação do Programa de Educação Continuada de Usuários (ProEduC) do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR em 2013 e, naquele ano, propusemos cursos de extensão em uma iniciativa inovadora no SiBi/UFPR. O ProEduC se fortalece a cada dia no SiBi/UFPR com o objetivo de potencializar o uso dos recursos informacionais, produtos e serviços ofertados pelo SiBi para a comunidade acadêmica. 

Compreendo que a atividade de extensão universitária aliada ao papel de educador do bibliotecário no serviço de referência e informação das bibliotecas universitárias, é uma ferramenta fundamental para focar no desenvolvimento das competências informacionais da comunidade acadêmica.

Enquanto estive a frente do ProEduC, de 2013 a 2016, defendi a manutenção e incremento das atividades de extensão no SiBi/UFPR. Desde então, coordenei seis atividades de extensão no SiBi/UFPR no âmbito do ProEduC, da Biblioteca de Ciências Jurídicas e da Biblioteca de Ciências Agrárias, recentemente. Tenho visto os frutos dessa atividade a cada nova atividade de extensão. Também tive a oportunidade de repassar para os meus colegas de trabalho o conhecimento e a importância das atividades de extensão na universidade e no último ano muitas outras bibliotecas passaram a investir na extensão.

Mais do que envolver a comunidade acadêmica, temos envolvido a comunidade em geral e demonstrado o importante papel das bibliotecas como potencializadoras do uso de fontes de informação, no combate às notícias falsas, capacitação para a pesquisa e desenvolvimento das competências informacionais. Alcançamos nosso público alvo, mas, também vamos além, buscamos também o público externo à UFPR.

Esta semana, recebi a notícia de que a PROEC elogiou o nosso trabalho com as atividades de extensão na UFPR. Segundo eles as atividades de extensão do SiBi são modelo para toda a universidade. Gratidão e sensação de dever cumprido descrevem o sentimento que brota com essa notícia. Parabéns a todos os que encararam o desafio e ofereceram cursos e extensão nesses anos, saindo da sua zona de conforto. Em meio a tanta inconstância política, incompreensão da alta gestão, ainda há esperança e a certeza de que se está fazendo o certo.

REFERÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Pró-reitoria de extensão e cultura. Curitiba, PR: UFPR, 2019. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/index.html. Acesso em: 2 set. 2019.

Comentários

odelindaabad disse…
Iron & Knuckles - Titanium Hair - TITAN.B
Iron & titanium body armor Knuckles. Iron & Knuckles. Iron & titanium gr 2 Knuckles. Iron & Knuckles. Iron & Knuckles. Iron & Knuckles. Iron & Knuckles. Iron & Knuckles. Iron titanium legs & Knuckles. titanium watch band Iron & Knuckles. Iron $1.99 · titanium engagement rings ‎In stock