A serviço da comunidade: a Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

A Biblioteca Pública do Paraná foi criada em 7 de março de 1857 no Lyceu de Coritiba e tinha por finalidade atender aos cursos ensinados no Lyceu. A biblioteca passou a ocupar o prédio onde até hoje está instalada em 19 de dezembro de 1954, prédio que foi tombado em 18 de dezembro de 2003 e compõe junto com o Teatro Guaíra, a Praça Dezenove de Dezembro, o Centro Cívico e o Colégio Tiradentes um conjunto de construções históricas do Paraná.

Acervo da BPP

A biblioteca é uma das maiores do Brasil, conta com um acervo de 730 mil títulos, é subordinada à Secretaria de Estado da Cultura e atende aproximadamente 2 mil usuários e realiza 500 empréstimo  de livros por dia. Uma das grandes questões relacionadas à BPP é que ela não é dirigida por um bibliotecário. O cargo de Diretor (a) da BPP é um cargo político e acompanha a mudança na cadeira de governador. Há muitos anos a biblioteca é dirigida por jornalistas, apesar de haver muitos bibliotecários no quadro de servidores da biblioteca. Atualmente, a diretora é Ilana Lerner Hoffmann, filha do arquiteto e político Jaime Lerner que já foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná.

Área de estudo

A biblioteca tem muito projeto interessante e oferece ao seu público muitas atividades interessantes. O meu projeto preferido é "Um escritor na Biblioteca", criado em 1980, o evento acontece mensalmente e conta com a presença de grandes nomes da literatura para um bate-papo.

Evento da Festa Literária na BPP

No final de 2019 fiz uma visita à Biblioteca Pública do Paraná em uma manhã de sábado para conferir a recente reforma do prédio. A BPP está ainda mais bonita, acolhedora e preparada para receber a comunidade curitibana.

Espaço para contação de histórias

A seção infantil é uma das mais atrativas, super colorida e com inúmeras atividades para distrair as crianças. Livros, cores, jogos, tudo que pode mantê-los ocupados.

Espaço para jogos

No dia que visitei a biblioteca, estava sendo transmitido um jogo da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Logo no hall da biblioteca foi instalada uma TV e montado um mini auditório para esta finalidade.

Espaço para transmissão dos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Logo na entrada da biblioteca há um pintura do artista André Coelho com uma frase de Guimarães Rosa.

Painel na Entrada da BPP

Fiquei impressionada com a estrutura da BPP, os projetos em desenvolvimento também são excelentes e têm mantido a biblioteca super ativa junto à comunidade. Recomendo à visita quando passar por Curitiba, além de tudo ela é um ponto turístico.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Cultura. "Biblioteca Pública do Paraná", 2020. Disponível em: http://www.bpp.pr.gov.br/. Acesso em: 5 jul. 2020.

Comentários