Lens: descoberta de patentes e da literatura científica

Página inicial da Lens

A cada dia nos deparamos com novas ferramentas que apoio a pesquisa e todo o desenvolvimento científico. Neste post apresento a Lens, uma ferramenta aberta para descoberta, análise, métricas e mapeamento da produção científica e das patentes. 

Lens é basicamente um agregador de metadados, combinando três conjuntos de conteúdo exclusivos e uma ferramenta de gerenciamento. A base suporta as quatro funções principais do Lens, que são descobrir, analisar, gerenciar e compartilhar conhecimento.

Trabalhos acadêmicos: ferramentas de descoberta e análise que fornecem acesso a um corpus global de metadados de literatura acadêmica com indexação de citações.

Patentes: ferramentas de descoberta e análise em uma coleção abrangente de literatura de patentes com indexação de citações.

PatSeq: Um recurso para pesquisar e analisar sequências biológicas divulgadas na literatura de patentes.

Coleções: Uma ferramenta de gerenciamento para rastrear, monitorar e analisar uma coleção de obras ou uma coleção de patentes de forma dinâmica ou estática.

O acesso a essas ferramentas está disponível para usuários que se cadastram ou não. Eles são abertos, gratuitos e permitem o acesso privado e seguro a diferentes fontes de informação.

Página de resultados na Lens


Também está disponível uma APIs (Application Programming Interface) para trabalhos acadêmicos e patentes, conjuntos de dados personalizados e downloads em massa de sequências de patentes e outras ferramentas institucionais especializadas e métricas que são licenciadas para ajudar a custear a manutenção da Lens.

O projeto teve seu início como a primeira ferramenta aberta e gratuita de busca de patentes em 1991, fundada pela Cambia. O site da Lens declara que a ferramenta "oferta patentes e conhecimento acadêmico global como um recurso público para tornar a solução de problemas baseada em ciência e tecnologia mais eficaz, eficiente e inclusiva". 

Este é o projeto principal da empresa Cambia e busca originar, fundir e conectar diversos conjuntos de conhecimento aberto, incluindo trabalhos acadêmicos e patentes, para informar a descoberta, análise, tomada de decisão e parceria em uma experiência de usuário centrada no ser humano construída em um plataforma web aberta, Lens.org, com kits de ferramentas projetados para otimizar a eficácia institucional na solução de problemas.

São 20 anos de desenvolvimento e uma cobertura de 225 milhões de trabalhos acadêmicos, mais de 127 milhões de registros de patentes globais e 370 milhões de sequências de patentes. Os metadados desses registros são muito bem estruturados e incluem as pessoas e instituições que geram esse conhecimento e as ligações entre elas, extraídas de diversas fontes de dados. A construção da coleção preza pela proveniência e a ligação entre os registros.

Lens obtém seus dados de parceiros como: Microsoft Academic, CrossRef, ORCiD, PubMed, Impactstory, entre outros. Além disso, a Lens usa um identificador persistente de 15 dígitos, o LensID, para expor variantes confiáveis, fontes e contexto de artefatos de conhecimento, como trabalhos acadêmicos ou patentes, mantendo a proveniência e permitindo agregação, normalização e qualidade-controle de diversos metadados (JEFFERSON et al., 2019). É possível criar o seu LensID e vincular ao seu ORCiD e dessa forma integrar os dados das duas plataformas.

Página do perfil de pesquisador na Lens

Em termos de estrutura, a arquitetura da Lens é construída em torno do Lens MetaRecord. Há uma grande preocupação e investimento no que diz respeito à ambiguidade dos registros. Ao integrar vários identificadores e fontes para fornecer um MetaRecord aberto, os melhores metadados podem ser reunidos, normalizados e expostos, mantendo a proveniência e as ligações.

Conheci a Lens no ano passado e tenho explorado para minhas pesquisa, mas, em especial para o projeto de modernização das políticas científicas do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Ela será a fonte de dados da produção científica dos pesquisadores envolvidos com o programa nos últimos 40 anos.

Pela breve experiência com a ferramenta, posso destacar que a riqueza e confiabilidade dos metadados é uma das características que se destaca. Além disso, ela disponibiliza ferramentas de análise que ajudam muito a iniciar o reconhecimento de um domínio. A ferramenta é desenvolvida e disponibiliza funcionalidades para diferentes públicos: agências financiadoras, instituições de pesquisa, cientistas, tomadores de decisão, estudantes, editoras e escritórios de patentes.

Posso dizer que hoje, a Lens é uma ferramenta indispensável para o reconhecimento da literatura de um domínio e, portanto, deve ser usada como fontes de dados para pesquisas bibliográficas, revisões da literatura, revisões sistemáticas e estudos bibliométricos.

Referências

ARAÚJO, Paula Carina de; CASTANHA, Renata Cristina Gutierres; HJØRLAND, Birger. Citation indexe and indexing. In: ISKO. Encyclopedia of knowledge organization. 2019. Disponível em: https://www.isko.org/cyclo/citation#5.7. Acesso em: 3 jan. 2022.

CAMBIA. About the Lens. 2022. Disponível em: https://about.lens.org/. Acesso em: 3 jan. 2022.

JEFFERSON, Osmat A., KOELLHOFER, Deniz; WARREN, Ben; JEFFERSON, Richard. The Lens Metarecord and Lensid: An Open Identifier System for Aggregated Metadata and Versioning of Knowledge Artefacts. LIS Scholarship Archive, November 25, 2019. Disponível em: https://osf.io/preprints/lissa/t56yh/. Acesso em: 3 jan 2022. DOI:10.31229/osf.io/t56yh.


Comentários