Informação estratégica

O Bibliotecário aprende a trabalhar com a informação desde o primeiro dia de aula na graduação. Tomamos conhecimento que ela será o nosso objeto de trabalho a partir daquele dia, afinal também nos denominam Profissionais da Informação.

Há vários tipos de informação: a utilitária, para os negócios, para ciência e tecnologia e assim por diante. Desde o ano passado tenho refletido muito sobre a importância da Informação Estratégica nas organizações. Para escrever um projeto para o processo seletivo do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da UFPR precisei estudar sobre o assunto, pois está diretamente ligado a minha proposta de pesquisa. Mas afinal o que é Informação Estratégica?

Mostra-se importante primeiramente caracterizar o que é estratégia. Esse é um termo muito usado na área militar, entretando a partir de 1947 passou a fazer parte do vocabulário da área de gestão de empresas. Foi na década de 70 que o termo recebeu ainda mais destaque. A estratégia é um processo contínuo de definição dos objetivos e diretrizes de uma organização. Consiste no planejamento para alcançar uma diferenciação e até mesmo vantagem competitiva frente aos concorrentes.
Nesse contexto vale lembrar que para a elaboração e execução de estratégias acertadas, a informação é matéria-prima indispensável. Já apresentei em um outro post o conceito de Informação. Hoje quero focar no significado do termo Informação Estratégica que é aquela que vai de encontro às necessidades do seu usuário, que faz a diferença em um determinado momento e nas mãos de uma pessoa específica para uma ação específica. Consiste na informação precisa, tratada e relevante para o seu usuário.

A Informação Estratégica subsidia o processo de tomada de decisão, pois proporciona a a criatividade, originalidade e inovação. Dispor de informação estratégica significa estar munido de subsídios que proporcionarão a comunicação e o debate para chegar ao consenso. Torna-se possível aos tomadores de decisão economizar tempo e fazer escolhas a partir de dados e informações concretos. A informação estratégia sobre o ambientes externo fornecida a partir do processo de Inteligência Competitiva, por exemplo, auxilia na identificação das ameaças e oportunidades e quando levada em conta, proporciona vantagem competitiva que fará toda a diferença para o sucesso organizacional.

Meu principal questionamento com relação a esse assunto é se as pessoas que dispõe da informação estratégica sabem como usá-la. Será que a estão aplicando para subsidiar as ações estratégicas do dia-a-dia da organização, e de que forma o fazem?

Comentários

Bia Caratti disse…
Olá amiga sópassei pra dizer um oi,e desejar uma boa semana pra vc. Com saudades bjs.
Unknown disse…
Bacana Paula, esta sua exposiçao "explicadinha" do termo Inteligencia Competitiva ou informaçao estrategica ou....temos varias definiçoes para o termo.
Minha sugestao é começarmos a connstruir um glossario. Voce que é super dinamica assume e eu ajudo na medida do possivel, pesquisando termos paralelos em frances. D' accord?
Continuo adorando suas novidades, parabens pela inicativa.
Um abraço
Unknown disse…
ola, muito obrigada
Thais disse…
Mt bom :)
Unknown disse…
Oi, muito bom, está bem explicadinha, gostaria de um artigo assim seu, sobre os outro tipos de informação, tecnológica e de negócios.