sexta-feira, setembro 24, 2010

Hoje foi o último dia de curso com o Profº. José Antonio González Moreiro da Universidad Carlos III de Madrid. Avaliando a experiência, percebo que foi muito importante para minha formação, eu explico!

Primeiramente, o conteúdo do curso é muito interessante, é relacionado a análise do conteúdo de imagens, sejam elas fixas ou em movimento. O bibliotecário aprende durante sua formação a indexar os mais diversos documentos, mas especialmente os textuais. Durante a minha graduação cursei apenas uma disciplina específica de indexação. Percebo que ficou uma lacuna muito grande. Reforço outra vez a ideia de que há uma necessidade imediata de readequação dos currículos de Biblioteconomia.

A Representação descritiva é peça fundamental para a criação de qualquer sistema de informação. Para a recuperação de qualquer tipo de informação ela é fundamental e o mercado busca profissionais aptos a desenvolver essas atividades cada vez mais.

Os alunos de Biblioteconomia saem da graduação preparados para trabalhar com taxonomias, ontologias, etc? Gostaria muito de saber a opinião dos acadêmicos que acessam o blog, quais deficiências você percebem no currículo do seu curso?

E por fim, o curso foi valioso para mim por ter tido a oportunidade de conhecer um profissional como o Profº. Moreiro, ele é um verdadeiro docente. emonstra sua paixão pela profissão e área de atuação. Ensina com entusiasmo e contagia a todos.

Um comentário:

Lú Silva disse...

Poxa vida, que coisa boa hein!
Adquirir conhecimentos é sempre muito bom.
Cativa-se por assuntos da área de CI é uma graça.

Abraçuuu