segunda-feira, setembro 20, 2010

Curso " Análise e representação do conteúdo das imagens "

Iniciou hoje o curso "Análise e representação do conteúdo das imagens" com o Prof. José Antonio Moreiro González da Universidad Carlos III de Madrid. O curso tem duração de 4 dia e promete.

O primeiro dia foi muito interessante, aprendemos alguns conceitos e a importância da leitura e representação de imagens. Sabe-se que a indexação é parte importante da área de Biblioteconomia e Documentação e, atualmente, vem despertando muitos estudos com a atenção voltadas para as taxonomias, folksonomias, ontologias...etc.

Gostei muito da reflexão feita pelo Profº. Moreiro sobre os currículos de Biblioteconomia e a necessidade de modernização. Quantas vezes será preciso reafirmar que nosso campo de atuação não se resume às bibliotecas e centros de documentação? Quantas divulgações de vagas de emprego vemos todos os dias requisitando arquitetos de informação, gestores de conteúdo, pesquisadores de IC, etc?

A modernização é fundamental em qualquer curso acadêmico! Qual é a sua opinião?

Um comentário:

Lú Silva disse...

Sem dúvidas Paula.
A Biblio. é uma área de conhecimento muito interessante, sua modernização será muito produtiva para voces.
Sou formada em CI, uma área bem moderna, mas pouco conhecida, disseminada. Infelizmente alguns autores da própria biblio. não a deixa crescer.
Inclusive pensei em pedir obtenção de novo título em Biblio., mas já me desanimei. Prefiro mesmo tentar o mestrado ou mesmo ir para a adm.


Abraço forte