Indexadores - Family Search


O programa de organização da genealogia, Family Search, gerenciado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi tema de um post no mês passado. O trabalho feito para o desenvolvimento do Family Search é totalmente voluntários e envolve pessoas do mundo todo.

Na Revista A Liahona de junho de 2011, as pessoas foram convidadas a auxiliar no trabalho de indexação de registro, como pode ser conferido no artigo "Precisamos aumentar o número de indexadores".

Segundo o artigo: "A indexação do FamilySearch, apresentada on-line em 2006 e levada avante por voluntários em todo o mundo, é o processo de pegar registros físicos (como os encontrados em microfilmes) e digitar, em um banco de dados pesquisável on-line, as informações contidas nesses registros.

Os 122.000 indexadores, tanto membros quanto não membros da Igreja, já completaram 547.978.000 registros desde seu início. A indexação do FamilySearch é um sucesso notável. Contudo, os coordenadores da indexação têm uma nova meta: indexar registros em outros idiomas além do inglês."

O trabalho de indexação funciona da seguinte forma:

"os funcionários do FamilySearch usam os registros de governos, bibliotecas e outras fontes similares para criar cópias digitais desses registros. Essas cópias são reunidas em pequenos grupos chamados “lotes”, que ficam disponíveis on-line para os voluntários. Os voluntários acessam o FamilySearch, baixam um lote e digitam os dados que estão na tela. Esses dados posteriormente são colocados à disposição dos pesquisadores de história da família. Cada lote é uma compilação do trabalho que um voluntário pode completar em cerca de 30 minutos, diz Katie Gale, Coordenadora do Projeto de Indexação do FamilySearch."

Se você gostaria de auxiliar nesse trabalho, veja como a seguir:

Comece a Indexar Agora

Acesse http://indexing.familysearch.org. Selecione um dos sete idiomas de trabalho no menu suspenso. Clique em Como Começar. O programa da indexação automaticamente baixará e instalará o aplicativo. Pratique com o lote de treinamento para familiarizar-se com o programa. Inicie a indexação! Você pode selecionar um lote de qualquer projeto, organizado por países.

Os coordenadores da Indexação do FamilySearch têm uma nova meta para os voluntários: indexar registros em outros idiomas além do inglês.

Considero este, um trabalho magnífico. Além de me interessar por eu ser membro dessa Igreja, também me interesso muito devido à minha profissão, bibliotecária. Espero que esse mesmo interesse seja despertado em mais pessoas para levar este trabalho a diante.

Comentários

Oi, estava procurando realmente sobre a indexação do Family Search e gostei muito do seu post e gostei muito também de saber que você tambem fez biblioteconomia, eu me formei esse ano.

Bj. Jeinne
Paula Carina disse…
Oi Jeinne, que bom que você encontrou o blog. Comecei com o trabalho de indexação há pouco tempo, mas estou adorando.
É algo que tem muito haver com nossa profissão e fico feliz em poder servir.
Você é de onde? Em qual universidade se formou? Está trabalhando?
Abraço.
alaitapirablog disse…
Olá, esse trabalho de indexção é muito bom e chega a ser viciante até. Mas vale a pena.
Délgia Parrela disse…
Olá! Estou indexando e estou adorando! Mostrei o site para algumas amigas. Todas se tornaram indexadoras
Muito bom!
Paula Carina disse…
Olá Irmã Délgia, tudo bem? É realmente um trabalho muito bom e interessante. Por acaso é você a responsável por prestar informações sobre História da Família na Estaca Florianópolis? Acho que o Pres. Silva falou sobre seu trabalho comigo. Minha irmã faz biblioteconomia na UDESC e comentou que o Irmão Parrela foi até a faculdade dar uma palestra há alguns dias sobre o Family Search, por acaso é o seu esposo? Um abraço.
Eduardo Basilio disse…
Que bom saber que existem muit@s outr@s bibliotecári@s mórmons hehehe.
Paula Carina disse…
Oi Eduardo. Então você também é bibliotecário? Você já viu os slides sobre o FamilySearch Indexing? Veja aqui http://pt.slideshare.net/paula.carina/o-family-search-indexing-como-iniciativa-de-crowdsourcing?qid=67eb58e9-0e75-4521-b40a-33a8098faf25&v=qf1&b=&from_search=1