Consultoria informacional

Há quase 8 anos presto serviços de consultoria informacional, mesmo antes da minha graduação. Como minha mãe sempre diz, eu já era bibliotecária e não sabia. Iniciei normalizando trabalhos acadêmicos para algumas colegas da minha mãe que não tinham tempo para fazê-lo, como eu tinha acabado de terminar o ensino médio, essa foi uma ótima forma de ocupar meu tempo e de ganhar uma graninha. Somente quando entrei na universidade descobri que cabe ao bibliotecário qualquer tipo de normalização de documentos, é uma das atividades desse profissional. Claro que ao perceber isso, procurei investir mais e mais nesse lado da minha profissão. Agora que sou graduada em Biblioteconomia e também Gestora da Informação, também presto serviços de organização de acervos particulares.
Há algumas semanas iniciei um trabalho de organização do acervo de artigos científicos da Dra. Tânia Schaefer que reconhece de uma forma surpreendente a importância da nossa profissão. Digo surpreendente porque é muito raro encontrar pessoas que dizem: "Preciso de um bibliotecário para me auxiliar nas minhas pesquisas e na organização do meu acervo, estou perdida!" Fazendo esse trabalho lembro dos TCCs de dois colegas de graduação, Juliano e Manoele, que defenderam muito bem a idéia de que a Consultoria é uma boa alternativa para os bibliotecários. Os trabalhos de consultoria têm me empolgado muito, têm trazido um retorno financeiro muito bom e mais do que isso, têm compensado algumas decepções profissionais que a vida colocou no meu caminho!

Comentários

Unknown disse…
Milgaaa, eu como, e incentivada por, você sou adepta da consultoria em biblioteconomia e gestão de informação.

Com certeza é um trabalho muito gratificante, ainda mais quando o usuário reconhece isso.

Bom trabalho sempre
;)
Anônimo disse…
Parabéns pela linha de trabalho escolhida por você, que é o serviço de consultoria. Também sou bibliotecária e trabalho há 30 anos na área. Atualmente o mercado necessita de profissionais com capacitação em gestão da informação, principalmente em informações não estruturadas, conhecimentos de novos suportes teconologicos e novas midias digitais. Continue assim é terá uma carreira brilhante pela frente.
Boa sorte.
Obrigada pelos comentários. Esse é com certeza um mercado promissor e todos os que souberem fazer bom uso dele colherão bons frutos.

Continue visitando o blog e contribuindo com seus comentários, serão sempre bem-vindos.
Unknown disse…
Bem, acho que essas informações me estimulam a seguir também por essa área que para mim é muito interessante.
Acabei de me formar, e é uma forma alternativa de se inserir no mercado de trabalho!
Gostaria de saber qual é o custo da consultoria por hora de uma bibliotecária.

Obrigada,

Por gentileza, responda para tudodebom1958@gmail.com