O ensino da biblioteconomia no contexto brasileiro

Foi lançado o livro "O ensino da biblioteconomia no contexto brasileiro: século XX" do Profº Dr. Francisco das Chagas de Souza, pela Editora da UFSC.

O livro apresenta os eventos que situam o ensino da Biblioteconomia no Brasil durante o século XX. O contexto social, econômico e político influenciam de forma decisiva qualquer profissão, seja na sua forma de atuação, nos conteúdos propostos aos alunos de graduação e principalmente na formação de novos profissionais. Esse livro é sem dúvidas uma rica contribuição para a área de Biblioteconomia.

Segue abaixo a descrição do livro apresentada no site da Editora:

"Sabemos da força do contexto social, econômico e político das nações sobre as realizações e práticas profissionais e educacionais. Apresentamos neste livro um conteúdo organizado cronologicamente com os eventos que contextualizam o ensino da Biblioteconomia no Brasil, no século XX. Esses eventos foram mais claramente focalizados a partir dos anos da década de 1950, quando já estavam estabelecidas condições materiais que tornavam a realidade do ensino da Biblioteconomia vivamente correlacionada com um quadro político, econômico, educacional e de eventos marcantes da prática bibliotecária brasileira. Esperamos que docentes, discentes e pesquisadores dos campos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação possam se beneficiar desta leitura e conhecer muito mais sobre a realidade brasileira contituída pelo ensino de Biblioteconomia".

Comentários

Oi amiga.
É bom saber que o mercado está publicando coisas novas sobre a biblioteconomia. Apesar de trabalharmos com livros, dentre ouros suportes, pouca coisa é publicada na nossa área.

;**

Um observação (depois você apaga essa parte do comentário), não sei o texto no site da editora estava daquela forma, mas aqui no blog ele se repete três vezes. Dá uma olhadinha.