Ciclo de Inteligência

Há algum tempo apontei aqui no blog o conceito de Inteligência Competitiva (IC) e, como esta é a minha área de estudo atualmente, resolvi compartilhar algumas informações com vocês.
Inicio apresentando o ciclo de inteligência, considerado por Kahaner (1997), a unidade básica de um sistema de IC:No ciclo são apontadas as fases do processo de IC, que proporcionarão a produção de conhecimento que pode auxiliar na diminuição das incertezas, tomada de decisão e busca por aperfeiçoamento das organizações frente a seus concorrentes.
A informação percorre todo o ciclo até transformar-se em conhecimento e então em inteligência, quando é praticada no dia a dia dos tomadores de decisão.

Você sabe quem foi o primeiro estudioso a descrever o ciclo de inteligência? Conhece diferentes abordagens do mesmo?

Comentários

Ana Luíza disse…
Bom dia Paula!
Achei seu blog interessantíssimo! A área de Gestão da informação e inteligência competitiva me encantam! Me formei no 1º semestre de 2009 na UnB e tenho grande interesse em me aprofundar e me especializar nessa área! Gostaria de trocar informações com vc sobre essa fantástica parte da Biblioteconomia. Um grande abraço, Ana Luíza
Olá Ana Luíza, que bom receber seu comentário. Eu também gosto muito dessa área e tenho dedicado boa parte do meu tempo às leituras sobre IC e GI para o desenvolvimento da minha dissertação. Essa área precisa muito de profissionais interessados e dispostos a inovar. Fique a vontade para perguntar, criticar, sugerir, etc. O blog é um espaço aberto exatamente para a troca de informações, experiências e para instigar a produção de novos conhecimento. Você também pode entrar em contato pelo e-mail paula.carina.a@gmail.com para conversarmos. Obrigada! Abraço.