Arizona State University

Vista do prédio da Hayden Library

Durante minha viagem aos EUA também visitei duas bibliotecas, graças ao meu amigo Klint Fletcher. No dia 11/10/2010 meu amigo Klint me levou para um passeio pelo campus da Arizona State University, onde ele estuda. Claro que eu não podia deixar de conhecer pelo menos uma biblioteca.

Ele, muito gentilmente, apresentou-me a Biblioteca Central da Arizona State University que tem uma arquitetura bem diferente. O prédio é enorme e a entrada é pelo sub-solo, isso mesmo, você entendeu bem.

Terminais de auto-atendimento são comuns nas bibliotecas da universidade, entretanto, os tradicionais balcões de empréstimo ainda existem. A biblioteca tem amplo espaço de sala de estudo e também para uso de computadores da própria biblioteca. Vários andares, diferentes coleções, arquivos deslizantes e curiosas salas de estudo individual para os doutorandos, salas que mais parecem pequenas celas.
Cabines individuais para os doutorando

Muito diferente das bibliotecas brasileira, nos EUA cada usuário fica responsável pelos seus pertences dentro da biblioteca. Não há guarda-volumes e pressupõe-se que o sistema de segurança do acervo funciona muito bem.

A outra biblioteca que visitei na ASU é a William C. Bakley Law Library onde fui acompanhada primeiro pelo bibliotecário de referência e depois pela bibliotecária responsável pela circulação de materiais, mas isso é assunto para um novo post.

Foi sem dúvidas uma ótima experiência.


Comentários