Mesa Community College

Prédio da Biblioteca da Mesa Community College

No dia 10/10/2011 tive a oportunidade de conhecer a Biblioteca da Mesa Community College em Mesa no estado do Arizona nos Estados Unidos. Minha amiga Kami Fletcher Kerby estuda lá e gentilmente fez um tour comigo pela biblioteca.

A biblioteca é grande e aconchegante, como as outras que eu visitei nos EUA. São três andares onde estão distribuído o acervo, cabines de estudo individual, inúmeros computadores de consulta e no centro do 2º andar uma ilha de computadores para uso dos acadêmicos.

Conversei com a bibliotecária de referência sobre a organização da biblioteca. Ela foi muito simpática e comentou comigo que está organizando um curso Técnico em Biblioteconomia para a faculdade. Talvez vocês esteja se perguntado, o que é uma Community College? Essa foi a pergunta que eu fiz quando cheguei lá.

Se compararmos com o Brasil, acho que são muito parecidas com os nossos Institutos de Educação ou Escolas Técnicas. As Community Colleges são pequenas instituições de ensino superior que também oferecem cursos técnicos e outros cursos para a comunidade. Os preços geralmente são menores e o prestígio, em relação às grandes universidades, também.

Mesmo essas instituições menores, aos nossos olhos elas são grandiosas por sua estrutura extremamente organizada e por oferecerem uma ótima infra-estrutura para seus alunos. Nos EUA mesmo as universidade/faculdades públicas são pagas pelos alunos. Quando comentamos com o pessoal de lá que no Brasil as universidades públicas são gratuitas (exceto pelos impostos que pagamos), eles não acreditam, ficam admirados!

Posso destacar como itens que me chamaram a atenção nas bibliotecas que visitei:
- Estrutura impecável;
- Planejamento correto do prédio destinado para a biblioteca (coisa rara de se ver no Brasil);
- Sinalização em todas as bibliotecas;
- Equipamentos modernos a disposição dos colaboradores e usuários (auto-empréstimo, computadores, etc);
- Serviço de Referência e Informação de verdade (Digo de verdade porque no Brasil basta ter deficiência em um setor para deixar o SRI de lado).

Acervo

Sinalização da Biblioteca




Comentários