Minha história com a Ciência da Informação

Durante a minha graduação em Biblioteconomia, estudei apenas uma disciplina diretamente ligada à Ciência da Informação que se chamava "Introdução à Ciência da Informação" e foi ministrada pela Profª. Fernanda de Sales. Hoje, minha opinião é que a grade curricular dos cursos de Biblioteconomia deveria ter mais disciplinas relacionadas á Ciência da Informação. Afinal, há um momento em que as duas se encontram na vida da maioria dos profissionais.

No Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação também tive a oportunidade de aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre essa ciência na disciplina "Perspectivas em Ciência da Informação" ministrada pela Profª. Patrícia Zeni Marchiori que é uma estudiosa da área. Tive a oportunidade de relembrar história, conceitos e conhecer textos considerados clássicos da Ciência da Informação porque de certa forma contam a sua história. Estudei a relação dessa ciência com a gestão quando escrevi minha dissertação. Um mestrado multidisciplinar me proporcionou essa rica discussão.

Meu terceiro momento mais significativo com a Ciência da Informação iniciou em 2012, quando me candidatei a um Programa de Pós-graduação específico dessa área, não mais multidisciplinar como o mestrado que cursei. Em 2013 também retomei minhas leituras para uma nova tentativa. Fiquei fascinada com a riqueza dos textos, escritos há muitos anos e pude conhecer melhor a história dessa ciência que hoje me encanta.

Muitos me dizem que eu deveria me desafiar e tentar o doutorado em outra área do conhecimento. Tenho certeza que isso seria muito rico para a minha formação, mas, minha vontade ainda é buscar aprofundar meus conhecimento em Ciência da Informação para poder contribuir um pouco mais com a área do conhecimento em que atuo. Não digo que nunca mudarei de ideia, mas, hoje meu desejo é esse.

Quanto Harold Borko* difiniu a Ciência da Informação em 1968 ele, provavelmente, não imagina qual seria a força dessa ciência na atualidade. Para ele trata-se de "uma ciência interdisciplinar que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam o fluxo e o uso da informação, e as técnicas, manual e mecânica , de processamento da informação para o armazenamento, recuperação e disseminação".

Pretendo apresentar meu ponto de vista sobre os atores, conceitos e acontecimentos da Ciência da Informação nos próximos posts, aceito sugestões.

* BORKO, H. Information Science: What is it? American Documentation, v.19, n.1, p.3-5, Jan. 1968.

Comentários